CURSO E IMPLANTAÇÃO DE CIPA

Ligue: (71) 4113 - 2600 | 9 9991  - 3478    email: contato@tecnoprev.net

Curta nossas páginas nas redes sociais

Por qual razão treinar seus colaboradores com a Tecnoprev ?

 

A Tecnoprev oferece soluções sob medida às empresas que buscam aperfeiçoamento no assunto produtividade, com cumprimento às legislações trabalhistas, ambientais, e que buscam o bem estar de seus colaboradores. Com uma estrutura completa, a Tecnoprev dispõe de serviços de qualidade em seu Curso e Implantação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Com o principal objetivo da prática de Segurança do Trabalho, o Curso de CIPA, tendo a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, previne acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de acordo com os requisitos e exigências contidas na NR 05 da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho.

Economize até 50% fazendo um treinamento "in company"

O Curso de CIPA é obrigatório para os membros da CIPA. Devem ter constituída CIPA: empresas privadas, públicas, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, sociedades de economia mista, associações recreativas, cooperativas, e demais instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Objetivo do Curso de Comissao Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA

O Curso de CIPA visa fornecer aos componentes da Comissão, conhecimentos da Norma Regulamentadora NR 05, a fim de aplicá-los nos procedimentos das ações de prevenção de acidentes, e assim colaborar ao desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de apresentar ao empregador as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir e/ou eliminar os riscos existentes no trabalho.

Conteúdo Programático

1. - Histórico do Acidente

2. - Histórico da CIPA

3. - Acidentes do Trabalho:    Conceito Legal, Conceito Prevencionista; Classificação, Tipos de Acidentes e Consequências.

4. - Causas do Acidente do Trabalho – Atos e Condições Inseguras

Código Civil Brasileiro:

5. - Responsabilidade Civil e Criminal

6. - Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho.

7. - Análise Preliminar de Riscos

Riscos Ambientais:

8. - Riscos Físicos, Riscos Químicos, Riscos Biológicos, Riscos Ergonômicos e Riscos de Acidentes.

9. - Inspeção de Segurança:

Conceito e Importância, objetivos e levantamentos.

10. - Investigação de Acidentes:

Fonte de Lesão, Natureza da Lesão e Árvore de Causas.

11. - Análise dos Acidentes:

Comunicação dos Acidentes, Medidas de Segurança a Serem Adotadas, Estatísticas de Acidentes.

12. - Exigência legal p/ empresas e empregados, Tópicos da NR 06.

13. - Princípios Básicos da Prevenção de Incêndios.

14. - Primeiros Socorros.

15. - Estudo Sucinto da NR 05.

Carga Horária

20 horas

EPI - Equipamentos de Proteção Individual

Fardamento Comum e EPI's para visita na área de produção quando assim for necessário.

Atestado e Certificação de Participação

Individual e empresa.

Cortesia

Na contratação da Tecnoprev para realização do Curso de CIPA da sua empresa, o Boton personalizado do Cipista é por nossa conta.

A importância da CIPA nas empresas

Fazer prevenção não é uma atividade fácil. Fazer prevenção depende de muitos fatores e variáveis. Fatores e variáveis que se alteram de empresa para empresa. A segurança do trabalho e prevenção de acidentes devem ser trabalhadas com o uso de diversas ferramentas.

Certamente, a CIPA é uma ferramenta de prevenção de extrema importância nas empresas. Essa importância está atrelada a forma de atuação da CIPA e seus componentes. As CIPA's são, em parte, constituídas por membros representantes dos trabalhadores. São, em sua maioria, pessoas "exemplos" ou "referências" dentro do "chão de fábrica" e dessa forma a comunicação, levantamento e fiscalização torna-se mais fácil.

Muitas vezes a CIPA consegue chegar onde o SESMT não chega como aos detalhes "escondidos" no desempenho das atividades pois a CIPA é formada pelos próprios trabalhadores e executores dessa atividade. O SESMT e a própria empresa devem investir nessa ferramenta disponibilizando condições de atuação.

Quando a CIPA está bem dimensionada ela consegue representar toda a empresa, todos os setores e dessa forma poderá ser utilizada pelo SESMT e pela própria empresa para as seguintes ações:

  • Inspeções permanentes nos locais de trabalho;

  • Auxílio na implementação de novas ações de prevenção de acidentes;

  • Fiscalizações preventivas como em relação ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI;

  • Supervisão do cumprimento das Ordens de Serviços;

Incentivo à participação dos trabalhadores nas campanhas internas de prevenção de acidentes do trabalho ou de qualidade de vida;

ACESSO RÁPIDO
CONTATE - NOS