ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM PERÍCIAS TRABALHISTAS

Ligue: (71) 4113 - 2600 | 9 9991  - 3478    email: contato@tecnoprev.net

Curta nossas páginas nas redes sociais

O que é uma Assistência Técnica?

Perícia Trabalhista se resume na produção de provas por parte de um profissional conhecedor da questão, pois durante os trâmites de uma ação judicial, é normal surgirem discussões e questionamentos referentes a conhecimentos técnicos alheios a área do Direito que o juiz nem sempre os detêm.

Diante dessas situações, o juiz nomeia um perito qualificado para auxiliá-lo no entendimento técnico dessas questões, visando à tomada de uma decisão justa, sem prejuízo para qualquer uma das partes. Diante dessa nomeação, o perito realiza a vistoria no local de trabalho, inspecionando o objeto da discordância envolvido na demanda, e declara seu parecer técnico, em um documento, chamado laudo pericial, que é protocolado na Justiça do Trabalho, na sua vara correspondente.

O objeto da discordância pode ser o ambiente de trabalho, envolvendo ergonomia, insalubridade e periculosidade, bem como o envolvimento de uma possível doença ocupacional.

1/4

Como podemos lhe Ajudar?

 

A TECNOPREV conta com uma equipe especializada para realizar a Assistência Técnica e devido assessoramento a empresa reclamada, na elaboração de pareceres técnicos com o intuito de verificar as diferentes hipóteses de abordagem da matéria técnica do objeto da prova pericial, fazendo com que o perito nomeado pelo juízo perceba as diferentes interpretações da matéria fática sob estudo, para que não seja o seu cliente prejudicado com visões unilaterais, distorcidas da realidade ou que não sejam suficientemente abrangentes para dar ao juiz da causa subsídios amplos para o esclarecimento da matéria fática.

Qual o motivo para a contratação de uma assistência técnica em perícias trabalhistas?

 

A Assistência Técnica em Perícias Trabalhistas é fundamental, pois pode estabelecer o princípio do contraditório num processo, de modo a não permitir que o entendimento do perito, nomeado pelo juízo, reine de forma absoluta, fazendo com que essa auditoria de outro profissional garanta a imparcialidade, segurança e eficiência da prova pericial a ser produzida.

É no momento da produção de provas que o juiz nomeia seu perito de confiança, que tem a responsabilidade de verificar in loco as condições de trabalho do reclamante, sendo nesse momento, também facultada à Reclamada, contratar e nomear seu próprio Assistente Técnico, que fará a vez de um auditor, acompanhando a perícia e elaborando seu parecer técnico, que é enviado para a Justiça do Trabalho, sendo mais um auxílio, juntamente com o do perito judicial, para que o juiz possa concluir através desse acréscimo maior de informações.

Vantagens de se contratar um Assistente Técnico

  • Ele provê o apoio e as informações técnicas ao advogado, em sua estratégia de defesa.

  • Elabora a quesitação apropriada.

  • Assegura que se anexe ao processo toda a documentação necessária.

  • Acompanha a perícia judicial e atua junto ao perito, alertando quanto as possíveis incoerências nas alegações e informações durante as diligências.

  • Elabora um laudo para anexar ao processo, que expressa a visão técnica favorável à parte.

  • Realiza análise crítica e oferece subsídios técnicos para eventual impugnação ao laudo do perito.

  • Redige quesitos específicos e apropriados para elucidar as divergências de entendimento entre seu ponto de vista e o Laudo Pericial.

Vale a pena contratar a TECNOPREV para auxiliar sua empresa nas questões trabalhistas, pois garantimos um trabalho excelente com pontualidade, solidez, qualidade e profissionalismo.