CURSO DE SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE - NR 10

Ligue: (71) 4113 - 2600 | 9 9991  - 3478    email: contato@tecnoprev.net

Curta nossas páginas nas redes sociais

Por qual razão treinar seus colaboradores com a Tecnoprev ?

 

O curso NR 10  – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade da Tecnoprev atende as exigências da Norma Regulamentadora 10 do Ministério do Trabalho e Emprego. O curso visa capacitar os participantes para uma atuação segura e efetiva, prevenindo acidentes, nas atividades de operação e manutenção de instalações elétricas e serviços com eletricidade, credenciando-os para obterem autorização para trabalhos nestas áreas.

1/8

O Curso de NR 10 tem o objetivo de estabelecer os requisitos e condições para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, estejam envolvidos em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Com esse curso podemos minimizar os riscos e garantir a segurança e a saúde dos colaboradores.

O Curso de NR 10 prevê os seguintes tipos de treinamentos para os profissionais que interagem com Instalações Elétricas:

  • Treinamento Básico;

  • Treinamento Específico;

  • Treinamento Complementar;

  • Treinamento de Reciclagem.

 

Treinamento Básico:

Seu conteúdo abrange temas como prevenção de acidentes de natureza elétrica, de análise e antecipação do risco, noções de responsabilidade civil e criminal, conhecimento de normas e regulamentos aplicáveis, prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros. 

Treinamento Específico:

Os trabalhadores autorizados a intervir em Instalações Elétricas devem ser submetidos a Treinamentos específicos  sobre os riscos de corrente do emprego da energia elétrica e as principais medidas de Prevenção de Acidentes em Instalações Elétricas. De acordo como estabelecimento no anexo III da Norma. O objetivo desses treinamentos não é oferecer capacitação profissional, mas, sim orientações relativas à prevenção de acidentes e outras informações de Segurança.

 

Treinamento Complementar:

É destinado a trabalhadores envolvidos com Instalações Elétricas do Sistema Elétrico de Potências (SEP) ou aqueles que atuem nas suas proximidades. É Pré-Requisito para participar do Curso Complementar a participação, com aproveitamento satisfatório no Curso Básico (Alunos que terminaram de fazer o Curso de NR 10 e precisam do Curso de SEP).

 

Treinamento de Reciclagem:

O Treinamento de Reciclagem deve ser realizado a cada dois anos e sempre que ocorrer uma das seguintes situações:

  1. Troca de função ou mudança de emprego;

  2. Retorno de afastamento do trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;

  3. Modificações significativas na Instalações Elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

  • "Troca de função" deve ser entendida como alteração em atribuições ou local de trabalho, com alteração do cenário de desenvolvimento dos trabalhos e alteração a exposição dos riscos elétricos;

  • "Mudança de Empresa" refere-se às empresas prestadoras de serviço que deslocam seus empregados entre clientes distintos.

Quem deve fazer a NR 10?

Todos os trabalhadores envolvidos em geração, transmissão e distribuição incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Conteúdo Programático

Todos os conteúdos programáticos são de acordo ao que determina a própria Norma Regulamentadora e são adequados conforme o segmento e atividade de cada e​mpresa. 

Carga Horária

Treinamento Básico: 40 horas

Treinamento Específico: 08 horas

Treinamento Complementar / SEP: 40 horas

Treinamento de Reciclagem: 08 horas

EPI - Equipamentos de Proteção Individual

Fardamento Comum, Capacete, luvas, calçado de segurança ou que proponha segurança (somente quando houver necessidde de visita em campo).

Atestado e Certificação de Participação

Certificado de acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)

Cortesia

Na contratação da Tecnoprev para realização do Curso de NR 10 em sua empresa, o adesivo personalizado para trabalhadores autorizados (capacete) é por nossa conta.

 

 


Economize até 50% fazendo um treinamento "in company"

A Tecnoprev também  oferece Consultoria atendendo a NR 10 baseando se nos seguintes serviços:

  1. Implementamos o Prontuário da instalação elétrica

  2. levantamos Diagrama unifilar

  3. Implementamos APR's , "OS" e Procedimentos de Trabalho

  4. Emitimos o Relatório Técnico da Instalação

  5. Emitimos Relatório de Conformidades com a NR-10

  6. Emitimos Laudos Técnicos

  7. Implementamos as adequações necessárias à Instalação

  8. Especificamos EPI e EPC

  9. Investigação de Acidentes Elétricos

Serviço de elaboração  do Prontuário Elétrico e estruturação do Sistema de Gestão de Segurança Elétrica

Serviço de Engenharia Elétrica e de Segurança do Trabalho para diagnosticar os requisitos NR10 e realizar um levantamento de dados para elaboração do Prontuário Elétrico.

Apesar de ser legalmente aceitável que o Prontuário Elétrico seja organizado na forma de uma pasta ou gaveta de um armário, reunindo-se a documentação necessária, a Tecnoprev propõe um modelo alternativo de Prontuário Elétrico para uma eficiente Sistema de Gestão da Segurança na Área Elétrica.

O modelo da Tecnoprev é um Sistema de Gestão da NR10 que define metas, organiza informações, aponta riscos e medidas de controle, mapeia atividades e procedimentos, estabeleçe responsabilidades, forneçe informações sobre as instalações elétricas, especifica equipamentos de proteção, define prioridades nas adequações, enfim, forneçe aos interessados todas as informações e padrões de conduta necessárias a preservação da integridade física dos trabalhadores e de suas instalações físicas e elétricas.

Para compor o PIE, os seguintes documentos / serviços são necessários: 

Prontuário das Instalações Elétricas: 

O Prontuário Elétrico propriamente dito, constituído de uma ou mais pastas contendo índice, análises de riscos, especificações de EPI e Ferramentas, Instruções diversas, documentos de comprovação, etc, de forma didática e organizada. 

Laudo Técnico das Instalações Elétricas (Laudo Elétrico / Laudo NR 10): 

Relatório que contempla os aspectos técnicos das instalações elétricas com a  inspeção das instalações elétricas, realização de ensaios não destrutivos, análise da documentação e emissão do Relatório, segundo as recomendações da NBR 5410:2004 / 60079 / 14.039 e NR10. O Laudo das Instalações Elétricas é uma das partes integrante do RTI – Relatório Técnico de Inspeções.

Diagnóstico NR 10: 

Relatório com os resultados do diagnóstico do sistema de gestão da segurança elétrica da empresa com a finalidade de verificar o grau de implementação dos requisitos da NR 10.  Este serviço  contempla os aspectos administrativos e procedimentos de segurança, apontando as  não-conformidades e um plano de ação para adequação. O Diagnóstico NR10 é outra parte integrante do RTI – Relatório Técnico de Inspeções

 

Laudo Técnico do SPDA / Sistema de Aterramento: 

Relatório com os resultados da análise dos Projetos, inspeção visual dos elementos do sistema de aterramento / SPDA e medição de resistência de Terra / continuidade das malhas segundo as recomendações da NBR 5419 e NR10.

Laudo de Estimativa de Energia Incidente e definição da ATPV:

 

Relatório com os resultados dos levantamento de dados em campo, análise dos projetos elétricos e estudos de proteção / seletividade e cálculos estimativos do potencial de  energia incidentes nos principais pontos das instalações elétricas, com o fim de  definir o ATPV necessários para os EPI (item 10.2.9.2).

  

Procedimentos de Trabalho NR 10:

 

Serviço de mapeamento das atividades de execução de serviços elétricos e gestão da manutenção elétrica, levantamento dos campos de aplicação e  responsabilidades, e elaboração dos procedimentos segundo a NR10

 

Laudo de Periculosidade em Eletricidade – Anexo IV NR 16: 

Serviço de mapeamento de riscos e medidas de controle,  análise das atividades realizadas pelos trabalhadores em eletricidade,  diagnóstico do grau de periculosidade da instalação elétrica perante a NR16, recomendações para mitigação da periculosidade e emissão de Laudo conclusivo.

ACESSO RÁPIDO
CONTATE - NOS