MONITORAMENTO DE RUÍDO AMBIENTAL - LAUDO TÉCNICO

Ligue: (71) 4113 - 2600 | 9 9991  - 3478    email: contato@tecnoprev.net

Curta nossas páginas nas redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Pinterest Social Icon

Alguns motivos para contratar a Tecnoprev

Para levar confiabilidade em Engenharia de Som aos mais diversos setores da indústria, empresas, e outros segmentos empresariais em ambientes em situações severas, contratar uma empresa de medição de ruídos especializada é a melhor solução. Pois ela possui todo o  “know-how” necessário para desenvolver uma análise detalhada do ambiente, assim como avaliar o nível de ruído que está presente em suas atividades. Por isso então estamos apresentando a Tecnoprev.

O papel principal da empresa de medição de ruídos, consiste na atuação especifica e precisa em medições de ruído ambiental e ocupacional, por meio de dispositivos medidores de níveis sonoros calibrados junto à RBC do INMETRO, além de ter seus serviços realizados por engenheiros altamente capacitados e profissionais técnicos com vasta experiência na coleta de dados e na gestão de informações precisas. Possuímos equipamentos modernos de alta tecnologia atendendo a NBR 10.151-2019 e todas as Normas IEC e ANSI para monitoramento dos Níveis de Pressão Sonora. 

sonometro.jpg
laudo-de-avaliacao-de-ruido-ambiental-pr

Atuação da Tecnoprev em Medição de Ruídos 

Uma empresa de medição de ruídos é imprescindível para a elaboração de Laudos e Relatórios detalhados de impacto sonoro em ambientes de trabalho e  áreas habitadas. Para isso, a Tecnoprev produz Laudos, Relatórios e Estudos de Impactos Sonoros em conformidade com a NBR 10151-2019 e NBR 10152-2017, para impactos ambientais;  Conama, Legislações e outros órgãos ambientais, bem como às Normas Regulamentadoras do M.T.E., que regem os impactos ocupacionais.

Vantagens de contratar a Tecnoprev

Ao solicitar o serviço de Monitoramento de Ruídos e emissão de Laudo Técnico de Ruído Ambiental diretamente com a Tecnoprev, o cliente pode contar com a garantia de resultado e  confiabilidade no serviço realizado, com a instalação de equipamentos modernos que atende a NBR 10.151/2019 ABNT de alto padrão tecnológico e de qualidade efetuada por engenheiros treinados e habilitados para o entendimento da condição de contorno e aplicação conforme as Normas e Legislação que regem o segmento. Além disso, com os serviços da Tecnoprev, é possível customizar os equipamentos e adequá-los da melhor forma a cada aplicação e nível de ruídos, a partir de projetos acústicos multidisciplinares com cálculos estruturais ART junto ao CREA.

laudo-de-ruido-perimetral em salvador.jp

O que é o Laudo Técnico de Ruído Ambiental?

O Laudo Técnico de Ruído Ambiental Consiste em uma avaliação quantitativa do ruído que possa influenciar os arredores (vizinhança) para controle de poluição sonora, assim como adequação à legislação específica (Federal, estadual e municipal, resolução CONAMA 01/90, entre outras).

São utilizados parâmetros com base na Norma ABNT - NBR 10.151/2019, NBR 10.152/2017 e com instrumentos Tipo 1 calibrados atendendo as normas IEC 60651,IEC 60804, IEC 61672, IEC 61094, IEC 61260, IEC 60942, ANSI S1.4, ANSI S1.11 E ANSI S1.43.

Em resumo o Laudo elaborado e emitido pela Tecnoprev acompanha os seguintes itens: 

  • Histórico e metodologia;

  • Histograma de medição;

  • Reconhecimento do entorno/zoneamento;

  • Medição com filtro de Frequência (1/1 e 1/3 oitavas);

  • Comparação com parâmetros legais;

  • Interpretação e recomendações;

  • Registro Fotográfico;

  • Certificado de Calibração (RBC/INMETRO);

  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica – CREA);

Vantagens de ter o Laudo Técnico de Ruído Ambiental no acervo documental de sua empresa

– Cumprimento da legislação ambiental e correlatas.

– Laudo Técnico válido para licenciamento ambiental

– Ganho de qualidade de ambiente de trabalho

– Subsídio a processos de certificação ambiental (ISO 14000 e outros).

– Subsídio a programas de melhoria ambiental.

– Evita multas por poluição sonora / Multas Ambientais.

– Contribuição a conservação do Meio Ambiente.

Breve Resumo sobre o Ruído Ambiental?

O ruído ambiental deixou de ser um problema típico das grandes cidades. Hoje, com a descentralização de capital, cidades de menor porte, recebem em seus arredores e muitas vezes junto a comunidades de moradores locais, projetos de várias magnitudes, que acabam impactando e provocam a discussões acerca do tema.

Determinadas atividades industriais ou comerciais, o trânsito de veículos motorizados e reprodução de música a um volume elevado, entre outros exemplos, são ações decorrentes das atividades humanas, que provocam ruído e quando ocorrem de forma simultânea e por períodos estendidos, podem provocar danos na saúde das pessoas.

Por mais que o ruído não seja tão intenso, se o sistema auditivo se expuser ao mesmo por períodos prolongados, é inevitável que se produza um efeito negativo. Um dos sintomas mais evidentes deste problema é a presença de um “sibilo / zumbido / assobio” que só é notado pela pessoa afetada.

Ouvir zumbidos como consequência da exposição ao ruído ambiental é sinal de que o ouvido está com problemas, sendo que este sintoma pode desaparecer no fim de poucos dias. Se não for o caso, pode vir a piorar a menos que se elimine o ruído, chegando inclusivamente à surdez em casos mais extremos.

Frequências e Bandas de Oitavas

As frequências de um ruído são medidas em hertz, cuja abreviação é “Hz”. Todo som, quando emitido, possui uma frequência característica. Por exemplo, em uma bateria acústica, o som emitido pela batida dos pratos é uma frequência aguda (acima de 1000Hz); na caixa, a frequência é média (aproximadamente 500Hz); já no bumbo, é grave (60Hz). Desta forma, podemos dividir em três as vias de frequências básicas: agudo, médio e grave.

A voz masculina tem frequências de 250 a 700Hz, e a feminina de 550 a 1000Hz.

Mas ainda temos o subgrave, ultrassom e infrassom.


O subgrave é uma frequência pesada, que não conseguimos ouvir bem, mas sentimos. É usado em casas noturnas ou mesmo em equipamentos de Home Theater, que tem um som muito encorpado, medida em =<40 Hz, este tipo de som é tão forte que, literalmente, consegue empurrar nosso corpo, os objetos.

Ultrassom são as frequências acima de 20.000 Hz (20KHz), que nosso ouvido humano não consegue captar, e é usado em equipamentos médicos, como por exemplo, quando o médico pede para fazer um exame de ultrassom, que é transformado em imagens internas do corpo, que segue em relatório para seu médico.

Infrassom, similar ao ultrassom, mas pelo inverso, são frequências abaixo de 20Hz, que nossos ouvidos também não capitam.

                                                                                                 Assista o vídeo e entenda melhor a Frequência do Som

 

Banda de Oitava

Ficaria difícil identificar as frequências dos sons sem uma divisão básica universal. Por exemplo: qual a frequência da voz masculina? A resposta seria muito variável, poderia dizer que é 250Hz, ou talvez 255Hz, ou ainda 301 Hz. Assim, foi feita uma divisão das frequências entre 63Hz a 8.000Hz, feita em oito níveis, por isso o nome de Banda de Oitava, são elas, 63 Hz, 125Hz, 250 Hz, 500Hz, 1000Hz, 2000Hz, 4000Hz e 8000Hz, ficando mais fácil de identificar as frequências em grupos, tendo valores mais resumidos.

frequancia do som.png
ACESSO RÁPIDO
CONTATE - NOS