MONITORAMENTO DE RUÍDO AMBIENTAL - LAUDO TÉCNICO

Ligue: (71) 4113 - 2600 | 9 9991  - 3478    email: contato@tecnoprev.net

Curta nossas páginas nas redes sociais

Alguns motivos para contratar a Tecnoprev

Para levar confiabilidade em Engenharia de Som aos mais diversos setores da indústria, e outros segmentos empresariais em ambientes em situações severas, contratar uma empresa de medição de ruídos especializada é a melhor solução. Pois ela possui todo o  “know-how” necessário para desenvolver uma análise detalhada do ambiente, assim como avaliar o nível de ruído que está presente em suas atividades.

O papel principal da empresa de medição de ruídos, consiste na atuação especifica e precisa em medições de ruído ambiental e ocupacional, por meio de dispositivos medidores de níveis sonoros calibrados junto à RBC do INMETRO, além de ter seus serviços realizados por engenheiros altamente capacitados e profissionais técnicos com vasta experiência na coleta de dados e na gestão de informações precisas.

Atuação da Tecnoprev em Medição de Ruídos 

Uma empresa de medição de ruídos é imprescindível para a elaboração de Laudos e Relatórios detalhados de impacto sonoro em ambientes de trabalho e  áreas habitadas. Para isso, a Tecnoprev produz Laudos, Relatórios e Estudos de Impactos Sonoros em conformidade com a NBR 10151 e NBR 10152-2017, para impactos ambientais;  Conama, Legislações e outros órgãos ambientais, bem como às Normas Regulamentadoras do M.T.E., que regem os impactos ocupacionais.

Vantagens de contratar a Tecnoprev

Ao solicitar o serviço de Monitoramento de Ruídos e emissão de Laudo Técnico de Ruído Ambiental diretamente com a Tecnoprev, o cliente pode contar com a garantia de resultado e  confiabilidade no serviço realizado, com a instalação de equipamentos modernos de alto padrão tecnológico e de qualidade efetuada por engenheiros treinados e habilitados para o entendimento da condição de contorno e aplicação conforme as Normas e Legislação que regem o segmento. Além disso, com os serviços da Tecnoprev, é possível customizar os equipamentos e adequá-los da melhor forma a cada aplicação e nível de ruídos, a partir de projetos acústicos multidisciplinares com cálculos estruturais ART junto ao CREA.

O que é o Laudo Técnico de Ruído Ambiental?

O Laudo Técnico de Ruído Ambiental Consiste em uma avaliação quantitativa do ruído que possa influenciar os arredores (vizinhança) para controle de poluição sonora, assim como adequação à legislação específica (Federal, estadual e municipal, resolução CONAMA 01/90, entre outras).

São utilizados parâmetros com base na Norma ABNT - NBR 10.151, NBR 10.152/2017 e com instrumentos Tipo 1 calibrados atendendo as normas IEC 61672, IEC 61260, IEC 60952 e IEC 60942.

Em resumo o Laudo elaborado e emitido pela Tecnoprev acompanha os seguintes itens: 

  • Histórico e metodologia;

  • Histograma de medição;

  • Reconhecimento do entorno/zoneamento;

  • Medição com filtro de Frequência (1/1 e 1/3 oitavas);

  • Comparação com parâmetros legais;

  • Interpretação e recomendações;

  • Registro Fotográfico;

  • Certificado de Calibração (RBC/INMETRO);

  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica – CREA);

Vantagens de ter o Laudo Técnico de Ruído Ambiental no acervo documental de sua empresa

– Cumprimento da legislação ambiental e correlatas.

– Laudo Técnico válido para licenciamento ambiental

– Ganho de qualidade de ambiente de trabalho

– Subsídio a processos de certificação ambiental (ISO 14000 e outros).

– Subsídio a programas de melhoria ambiental.

– Evita multas por poluição sonora / Multas Ambientais.

– Contribuição a conservação do Meio Ambiente.

Breve Resumo sobre o Ruído Ambiental?

O ruído ambiental deixou de ser um problema típico das grandes cidades. Hoje, com a descentralização de capital, cidades de menor porte, recebem em seus arredores e muitas vezes junto a comunidades de moradores locais, projetos de várias magnitudes, que acabam impactando e provocam a discussões acerca do tema.

Determinadas atividades industriais ou comerciais, o trânsito de veículos motorizados e reprodução de música a um volume elevado, entre outros exemplos, são ações decorrentes das atividades humanas, que provocam ruído e quando ocorrem de forma simultânea e por períodos estendidos, podem provocar danos na saúde das pessoas.

Por mais que o ruído não seja tão intenso, se o sistema auditivo se expuser ao mesmo por períodos prolongados, é inevitável que se produza um efeito negativo. Um dos sintomas mais evidentes deste problema é a presença de um “sibilo / zumbido / assobio” que só é notado pela pessoa afetada.

Ouvir zumbidos como consequência da exposição ao ruído ambiental é sinal de que o ouvido está com problemas, sendo que este sintoma pode desaparecer no fim de poucos dias. Se não for o caso, pode vir a piorar a menos que se elimine o ruído, chegando inclusivamente à surdez em casos mais extremos.

ACESSO RÁPIDO
CONTATE - NOS