SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

Ligue: (71) 4113 - 2600 | 9 9991  - 3478    email: contato@tecnoprev.net

Curta nossas páginas nas redes sociais

O QUE É SPDA?

É um Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas, popularmente chamado de para-raios.

A instalação dos Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419/2015, e tem como objetivo evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais.

Atualmente existem três métodos de dimensionamento:

1) Método Franklin, porém com limitações em função da altura e do Nível de proteção;
2) Método Gaiola de Faraday;
3) Método da Esfera Rolante, Eletrogeométrico ou Esfera Fictícia.

 

O método Franklin, devido às suas limitações impostas pela Norma passa a ser cada vez menos usado em edifícios sendo ideal para edificações de pequeno porte.Segundo a norma vigente, os pára-raios do tipo Franklin são instalados para proteger o volume de um cone, onde o captor fica no vértice e ângulo entre a geratriz e o centro do cone, variando de acordo com o nível de proteção e a altura da edificação (NBR 5419/2015).

 

O método Gaiola de Faraday consiste em instalar um sistema de captores formado por condutores horizontais interligados em forma de malha, método muito utilizado na Europa. É baseado na teoria de Faraday, segundo a qual, o campo no interior de uma gaiola é nulo, mesmo quando passa por seus condutores uma corrente de valor elevado, para isto, é necessário que a corrente se distribua uniformemente por toda a superfície. Quanto menor for a distância entre os condutores da malha, melhor será a proteção obtida ( NBR 5419/2015).

 

O método da Esfera Rolante é o mais recente dos três acima mencionados e consiste em fazer rolar uma esfera , por toda a edificação. Esta esfera terá um raio definido em função do Nível de Proteção,  Os locais onde a esfera tocar a edificação são os locais mais expostos a descargas. Resumindo  poderemos dizer que os locais onde a esfera toca, o raio também pode

tocar , devendo estes serem protegidos por elementos metálicos (captores Franklin ou condutores metálicos).

Também é permitido utilizar a combinação desses métodos.

IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO DE SPDA

É de extrema importância garantir a adequação de SPDA dentro dos prazos estabelecidos. O Brasil é um país com uma grande incidência de raios, que são basicamente curto-circuitos entre o céu e solo. Como as construções são constantemente atingidas pelas descargas elétricas, é preciso prevenir danos irreversíveis causados por um sistema SPDA desatualizado. Para além do cumprimento da legislação, a adequação se faz necessária para garantir a segurança de estruturas e pessoas em edificações.

COMO A TECNOPREV PODE AJUDAR A SUA EMPRESA?

A TECNOPREV é uma empresa com equipe técnica especializada  que oferece o serviço de adequação de SPDA de confiança. A empresa disponibiliza Projetos, Instalação, Adequação, Manutenção, Laudo Técnico, Relatório Técnico, Laudo periciado e ART de para-raios, com total segurança e confiabilidade. 

A adequação de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) é um serviço fundamental para empresas e edifícios. O procedimento consiste na avaliação e manutenção dos para-raios para que se mantenham eficientes durante tempestades elétricas, o que garante a proteção da estrutura do local e também das pessoas presentes. 

 

O SPDA é obrigatório para estabelecimentos comerciais, edifícios e indústrias, que dependem do aval de funcionamento do Corpo de Bombeiros. Empresas especializadas em engenharia elétrica realizam a instalação, manutenção e adequação apropriadas dos para-raios em qualquer cenário.

ACESSO RÁPIDO
CONTATE - NOS

TECNOPREV - Tecnologia em Prevenção 

Copyright - Todos os Direitos Reservados - 2012

TECNOPREV - Tecnologia em Prevenção

Rua  Professor Euclides Alípio de Oliveira, 62, Armação, Salvador - Bahia 

Tel.: +55 71 4113 - 2600

        +55 71 9 9991 - 3478

email: contato@tecnoprev.net

www.tecnoprev.net